Como escolher a cor dos móveis para a sua casa

escolher a cor dos móveis

Está em dúvida sobre como escolher a cor dos móveis para deixar sua casa com um toque mais charmoso? Não é apenas a cor dos móveis que deve ser levada em conta no momento de decisão, mas também as características específicas dos móveis como linhas sinuosas os retas, prateleiras, gavetas, portas, nichos, acabamento, entre outros.

O site Como Escolher, por exemplo, detalha as características de vários produtos para ajudar os leitores a se decidirem sobre qual produto atende a suas necessidades e comprar exatamente o que ele precisa.

Em relação aos móveis, como escolher a cor entre tantas opções? Se você vai redecorar a casa ou vai se mudar, confira as dicas de como escolher a cor dos móveis para deixar sua casa do jeitinho que você quer.

Como escolher a cor dos móveis

Cor das paredes

Para dar uma cara nova à casa ou a um ambiente apenas trocando os móveis, o conselho da designer de interiores Marília de Campos Veiga é usar a técnica chamada de base neutra. Nessa técnica, os elementos maiores como, por exemplo, a parede e o sofá devem ser de cor neutra. Dessa forma, é mais fácil de combinar com as cores dos móveis.

A impressão que você quer passar

Primeiramente, pense: que impressão você deseja ter e passar para os demais moradores da casa e aos convidados? A partir dessa resposta, analise sua personalidade e escolha uma cor que você goste e não enjoará facilmente.

Como as cores influenciam na decoração da casa

Os tons claros, usados em uma decoração clean, por exemplo, dão a sensação de limpeza, praticidade e sofisticação.

Já uma decoração com tons neutros e quentes, como o bege, o cinza e o marrom, deixam o ambiente mais agradável.

As cores quentes (vermelho, amarelo, laranja, etc) deixam o ambiente mais alegre.

Já as cores frias (roxo, verde, azul, etc) deixam a casa com aspecto mais relaxante. Essas cores são mais usadas em quartos e salas.

Cuidado com as tendências

No momento em que você for escolher a cor dos móveis não deixe se levar pelas cores do momento. Pense se essa cor da moda vai harmonizar com a decoração da sua casa.

Cor do piso

A cor do piso também deve ser levada em consideração ao escolher a cor dos móveis. É importante lembrar que a cor do piso não deve ser a mesma dos móveis. Se o piso for escuro, escolha móveis que tenham cores claras e vice-versa, mas que ‘conversem’ entre si. Com isso, haverá um contraste entre os móveis e o piso e ambos ficarão em destaque. Uma dica criativa para criar amplitude no ambiente é escolher armários cujas portas sejam da mesma cor do piso.

É comum vermos um ambiente com piso claro e móveis pretos, principalmente banheiros, cozinhas e sala de visitas. A combinação dos tons claros com o preto deixa o ambiente estiloso e elegante.

Móveis planejados

Os móveis planejados são uma alternativa para quem quer deixar a casa com um toque personalizado. Na hora de selecioná-los, lembre-se que eles devem combinar com os objetos de decoração da casa.

A combinação da cor das portas com os móveis planejados é um detalhe importante. Nesse caso, a dica é escolher a cor da porta de acordo com uma cor que já esteja presente no ambiente, como a cor das paredes ou a cor ou tom do piso.

Agora que você já sabe alguns detalhes que devem ser levados em conta ao escolher a cor dos móveis para a sua casa, compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *